Quem sou eu

Somos do Município de Jaciara/MT e somos as coordenadoras do UCA, Sueli Regina é coordenadora na escola, Maria Helena é a coordenadora na SMEC. A coodenadora Sueli acompanha diretamente os professores na realização das atividades em sala e no curso que estão fazendo pela UFMT. A Coordenadora Maria Helena faz o acompanhamento monitorando a realização das atividades e do curso também, foi a responśavel pelo cadastro da Escola para receber os laptops. Estamos aprendendo juntos, pois, o nosso município foi selecionado, especificamente a Escola Magda Ivana, para desenvolver este Projeto Piloto. Com certeza será mais um fator de conhecimento que nos impulsionará para o uso corrente da tecnologia em sala de aula. Afinal, estamos na era digital e o nosso foco é o sucesso de nossos alunos.

domingo, 19 de junho de 2011

ESCOLA PILOTO DO PROJETO UCA EM JACIARA/MT

Localizada no Jardim Aeroporto, a 5 km do centro de Jaciara, atendendo 664 alunos (censo 2010), da pré-escola ao Ensino Fundamental e a EJA, a Escola Municipal Magda Ivana, foi selecionada pelo MEC para ser Escola Piloto do Projeto UCA – Um Computador por Aluno.

O Projeto UCA faz parte de um conjunto de ações integradas, que inclui a produção de conteúdos educacionais, o fornecimento de infra-estrutura tecnológica às escolas públicas e a formação de professores para utilizar essas tecnologias. No desenvolvimento do projeto, o Ministério da Educação vai avaliar a potencialidade pedagógica do computador na sala de aula, as condições de uso, a interatividade entre os alunos, a segurança dos aparelhos na escola e a capacitação de professores.

Sendo assim, no dia 05/02/2011 (sábado), diretor, coordenadores, professores e pessoal de apoio da Escola Magda, se reuniram na escola para o segundo encontro presencial da formação. O primeiro encontro aconteceu nos dias 1,2 e 3 de dezembro de 2010, onde os professores tiveram a oportunidade de conhecer melhor o laptop enviado pelo MEC.

A Coordenadora Geral do Curso UCA - Professora Heliete M. C. Moreno em companhia do técnico Danilo Garcia da Silva, explicou que a formação se dará em 5 módulos, destes, alguns encontros serão presenciais, os demais serão a distância com acompanhamento de tutores da UFMT.

Os professores estão sendo capacitados para trabalhar com mais essa ferramenta na sala de aula, que segundo o diretor da escola, Professor Amadeo, já está causando um frenesi tanto em alunos como em professores. Professores tiveram acesso às pequenas máquinas, e já introduziram em seu planejamento a utilização do laprop. A intenção do Projeto é que cada aluno tenha seu laptop para desenvolver suas tarefas, tanto em sala de aula como em casa.

O diretor, professor Amadeo, ressaltou que a Escola está se organizando e já fez repasse de informações a toda comunidade escolar, tendo em vista que o envolvimento dos pais no processo ensino aprendizagem será maior ainda.

Para o Secretário Municipal de Educação, Emerson Guimarães da Silva, todas as conquistas na educação tem sido fruto da parceria entre o Governo Federal, o poder público e a comunidade escolar em prol da educação e da Adesão ao “Compromisso Todos pela Educação”, assinado pelo Prefeito Max. O mesmo destacou ainda que esse programa está trazendo a revolução na educação brasileira, pois proporciona a alunos e professores uma nova forma de construção de conhecimento. Enfatizou que as novas tecnologias informacionais de comunicação, notadamente os computadores e softwares têm transformado de forma radical a vida de nossa sociedade nos últimos anos. No que se refere a educação, a discussão sobre o papel dessas novidades no processo de ensino-aprendizagem é de extremo interesse pois com sua inserção a forma de ensinar muda radicalmente.

O projeto-piloto já aconteceu em escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal e foi um sucesso.